portuguese-cultureO território que hoje identificamos como português é habitado há milhares de anos, o que define a cultura portuguesa como produto da influência heterogénea dos povos que habitaram o espaço ibérico e dos ares marítimos que inspiraram a têmpera dos lusitanos.

Arte manuelina

Estilo que se refere à reconversão do gótico decadente da época de D. Manuel I. Reflete, no seu estilo ornamental exuberante, as expedições marítimas e o encontro com outras culturas, abrangendo a arquitetura religiosa (Mosteiro dos Jerónimos) e a militar (Torre de Belém). Os elementos ornamentais típicos deste estilo são, entre outros, as conchas, as formas aquáticas, as esferas e os símbolos heráldicos.

Azulejos

Em Portugal, a tradição da cerâmica recua à Idade Média e ao domínio mouro. A arquitetura portuguesa conta com o toque característico dos azulejos brilhantes que ao longo da História têm sido usados para ornamentar as fachadas de muitos edifícios: igrejas, palácios, casas e estações de comboio. A arte da azulejaria foi, porém, evoluindo e assimilando as marcas de diferentes estilos culturais e arquitetónicos, desde o manuelino até às escolas mais recentes. Mantém-se, a par da produção industrial, a tradição de pintar azulejos à mão.

Fado

A voz carregada de sentimento, o xaile e a guitarra portuguesa são os ingredientes que compõem o fado, uma música portuguesa que já se diz do mundo. Transmite, na sua essência, um sentimento pungente, de amor, de saudade, dos encontros e desencontros do quotidiano. Diz-se que o fado nasce na alma portuguesa – para descobrir porquê, o melhor é visitar o Museu do Fado, em Lisboa, onde a sua história, desde o século XIX até à atualidade, se encontra bem documentada.

Aldeias históricas

Construídas a partir do granito e do xisto, preservam episódios de conquista, tradições centenárias e cativam pelas suas paisagens e pelo acolhimento caloroso dos habitantes. Somam 12 povoações que se impõem no alto das serras e que podem ser visitadas num itinerário que parte da única que não tem castelo (Piódão): Linhares da Beira, Trancoso, Marialva, Castelo Rodrigo, Almeida, Castelo Mendo, Belmonte, Sortelha, Castelo Novo, Idanha-a-Velha e Monsanto.