Embora tenha oficialmente o pomposo nome A Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Coleção Berardo, quem visita este excelente museu de arte em Lisboa, trata-o mais afetuosamente por Museu Coleção Berardo.

Belém Cultural CenterLocalizado nas instalações do Centro Cultural de Belém, junto ao Rio Tejo e a grandes referências nacionais, como o são a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu Coleção Berardo está situado numa área privilegiada, devido ao grande afluxo de turistas à zona, além de lisboetas durante os fins de semana.

Aqui podem encontrar-se exposições de cariz temporário e a exposição permanente, a Coleção Berardo, pertença do fundador, o homem de negócios José Manuel Rodrigues Berardo, conhecido por Joe Berardo. O museu foi fundado em 2007 e alberga uma séries de obras de arte contemporânea e moderna, reconhecidas internacionalmente por serem de referência artística e de elevado valor.

Com um acervo de mais de 900 obras, esta extensa coleção tem algo para todos os gostos.
Uma das grandes vantagens da visita a este museu é o facto de as entradas serem quase sempre gratuitas, podendo haver exceções aquando da realização de algumas exposições temporárias.

Em 2008 e 2009, o Museu Coleção Berardo foi o mais visitado em Portugal, sendo que a exposição “De Miró a Warhol”, de 2009, foi a mais concorrida. Em 2010, conseguiu mesmo o feito de ser classificado como o 50.º museu mais visitado em todo o mundo, entrando numa lista com nomes sonantes como o Museu do Louvre, em Paris, ou o Guggenheim, em Nova Iorque.

Um papel muito importante desempenhado por esta entidade é também o de dar a conhecer a arte aos mais novos. O Museu organiza frequentemente atividades educativas para as crianças, possibilitando-lhes o contacto próximo com as obras de arte, não só durante o ano escolar, mas também no período de férias.