the-best-portuguese-embroidery-for-dining-roomOs bordados portugueses são uma forma de arte clássica e sofisticada, entrelaçada no rico património cultural da nação. Na realidade, a cultura portuguesa recebeu múltiplas influências, em diferentes intervalos de tempo, visíveis nos padrões dos seus bordados. Esta arte simples de ornamentar tecidos com o auxílio de agulhas e linhas, através de uma infinidade de pontos, é resultado de anos de fermentação de uma cultura compósita.

A destreza que os portugueses adquiriram no ofício depois da independência nacional fê-los merecedores de uma fama que se espalhou a outros países, embora nem todos tenham conhecimento do estilo único dos bordados portugueses. Este foi forjado a partir dos conhecimentos absorvidos dos povos colonizadores da Península Ibérica e de uma abordagem própria, que deu origem a um estilo inimitável.

Procurados sobretudo pelos seus aspetos decorativos, os tecidos bordados podem ser utilizados como toalhas de mesa, decoração, nos estofados e até mesmo em ofertas pessoais. Seja qual for o caso, os padrões são simples e atrativos, não exigindo grande perícia ao nível da execução, que poderia ser aprendida até mesmo por uma criança.

No que se refere concretamente às toalhas de mesa, elas são dos produtos mais procurados, pelo toque de distinção que dão a uma sala de jantar, onde tipicamente se recebem os convidados, numa casa, e onde melhor podem ser admirados.

Os bordados portugueses são bastante apreciados no exterior, tendo atraído a procura de outros países europeus e tornando-se uma fonte de rendimento para muitos lares. Ainda hoje, o desenho de tecidos é uma atividade industrial proeminente em Portugal, contribuindo para projetar o país internacionalmente e para o crescimento da sua economia. Nota-se que a criatividade tem conduzido a novas experimentações na arte, que assim se renova, sem perder de vista a tradição.

Se quiser adquirir um objeto bordado para a sua residência, existem muitas lojas que os vendem, fomentando um património cultural que continua vivo.