history-of-art-museums-in-portugalA arte é uma atividade que se encontra espalhadas pelos diversos museus de Portugal, de Norte a Sul do país. É possível encontrar museus referentes à arte contemporânea, moderna, do traje, entre muitas outras que simbolizam o avançar da arte ao longo dos anos.

Um dos museus mais antigos e que, este ano, faz 132 anos de existência é o Museu Nacional de Arte Antiga, que se encontra alojado no Palácio de Alvor-Pombal. Este oferece aos seus visitantes uma história imensa, retratada através de pinturas e esculturas, principalmente, mas também das artes decorativas. Existem, ainda, outras formas de arte que têm como objetivo lembrar todos os visitantes que a época dos descobrimentos existiu e nela foram forjadas relações entre a Europa e o Oriente. Essas relações são relembradas através das coleções de arte asiática e africana que se encontram expostas.

Outro museu muito conhecido por portugueses, mas, ao contrário do anterior, mais recente é o Museu Calouste Gulbenkian. Este encontra-se sediado em Lisboa, numa instituição designada por Fundação Calouste Gulbenkian, desde o ano de 1969. A coleção deste museu é constituída por uma média de seis mil peças, sendo que apenas uma média de mil e trinta é exposta ao público.

Este museu, tal como o anterior, possui uma coleção que não é exclusiva de Portugal. Aqui poderá encontrar dois circuitos distintos: um primeiro que retrata a arte oriental e a arte clássica e outro que se dedica à arte europeia.

No primeiro, podem encontrar-se peças de arte egípcia, greco-romana, islâmica, chinesa e japonesa. Desta forma, é possível um circuito inteiro a conhecer a arte oriental. No segundo circuito, é destacada a arte europeia, que se encontra organizada cronologicamente, iniciando-se no século XI e terminando no século XX. Neste, encontram-se peças de diversos ramos, desde arte livresca, passando pelas artes decorativas e outras mais comuns, como a pintura e as esculturas.

Muitos outros museus fazem parte da História portuguesa e todos eles têm o mesmo objetivo: fazê-lo viajar pela História da Arte.