the-metropolitan-museum-of-art-in-new-yorkO Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque – também conhecido como MET –, fundado em 1879, é ainda hoje o maior museu dos Estados Unidos e um dos maiores e mais reputados do mundo. No início de 2013, a Agência Lusa divulgou o lançamento de uma versão portuguesa do guia da coleção do museu, por si só demonstrativa do reconhecimento que o idioma tem vindo a adquirir mundialmente. Algumas das outras línguas para que o guia está traduzido são o espanhol, o francês, o mandarim, o italiano e o japonês.

Esta nova edição do Guia do Museu Metropolitano de Arte é a primeira a ser lançada num período de quase 30 anos, apresentando, com um estilo acessível e elegante, as perto de 600 obras-primas expostas no museu. Em formato de livro, o guia reproduz a cores as obras da sua coleção, com descrições redigidas por peritos a partir de uma reelaboração da edição anterior, de 1980.

Mais do que um simples “souvenir”, o Guia do Museu Metropolitano de Arte oferece uma visão abrangente da História da Arte mundial, compreendendo cinco milénios, desde o Mundo Antigo até à Época Contemporânea. Os tipos de média incluídos são tão variados quanto a pintura, a fotografia, a escultura, as artes decorativas e os instrumentos musicais. As obras vão desde o antigo templo egípcio de Dendur até ao Perseu do Casanova, com a Cabeça de Medusa.

Todos os amantes de Arte e de História de Arte encontram neste volume uma coleção indispensável e única, que poderá apenas ser superada pela visita ao próprio museu. No entanto, as visitas foram facilitadas no universo virtual, graças à nova ferramenta interativa lançada pelo MET em 2014: “One MET. Many Worlds”, disponível em 11 línguas e baseada no próprio Guia do Museu.

Esta página permite que os utilizadores explorem mais de 500 obras, apresentadas com os seus detalhes individuais e relacionadas com temas universais. O recurso baseia-se num conjunto de iniciativas premiadas, propondo-se exibir uma coleção museológica bastante relevante, de modo inovador e lúdico. Para os interessados, este é o endereço: http://www.metmuseum.org/one-met-many-worlds/po/details.