algarveFaro, capital do Algarve, é uma cidade por vezes negligenciada nos roteiros turísticos, tendo em conta que as suas praias, estando protegidas pelo Parque Natural da Ria Formosa, não sofrem da massificação que se vê nesta região. Mas esse é mais um dos motivos que faz com que valha a pena vir aqui. Veja agora 5 atrações turísticas de destaque em Faro.

Praia de Faro

A praia mais próxima da cidade é uma longa extensão de areia, com estatuto de “praia acessível”, onde não faltará espaço para estender a toalha.

Museu Municipal de Faro

A funcionar no antigo convento de Nossa Senhora da Assunção, o museu municipal reúne artefactos arqueológicos que contam a história da cidade desde a pré-história, passando pelas épocas romana (quando a cidade se chamava Ossonoba) e islâmica (quando mudou de nome para “Harun”, um dos seus governantes muçulmanos, que se transformou no nome atual.) Impressiona também a coleção de pintura dos séculos XVI a XIX.

Igreja do Carmo

Um dos edifícios históricos emblemáticos da cidade, a igreja do Carmo foi construída no início do século XVIII, apresentando um estilo barroco gracioso, correspondendo ao início do período áureo deste estilo, antes da sua posterior evolução no sentido do rococó. Adjacente à igreja, a Capela dos Ossos (à imagem da existente em Évora, mais famosa) relembra aos visitantes que a sua passagem por este mundo é transitória.

Café Aliança

Depois de ter estado algum tempo encerrado, este mítico café do centro de Faro, fundado em 1905, recebeu uma nova cerimónia de inauguração a 1 de agosto de 2016. Os novos investidores apostaram em manter a traça original, ressuscitando a decoração e o ambiente que fazem parte da história de Faro.

Jardim Manuel Bívar

O parque central de Faro, com palmeiras e outras árvores altas e canteiros bem desenhados, proporciona sombra e espaço para as pessoas desfrutarem um pouco da natureza, bem no centro da cidade. Aqui costumam ocorrer feiras e outros eventos, como transmissões televisivas de campeonatos de futebol. É o espaço ideal para as crianças correrem um pouco, enquanto os pais repousam após o almoço.