portuguese-culture-a-guide-for-beginnersPortugal orgulha-se de ser um território independente desde o início do século XII, o que faz dele um dos países com as fronteiras mais antigas da Europa. Invadido por diferentes povos ao longo dos milénios, foi casa de celtas, iberos, romanos, visigodos e árabes, para nomear apenas alguns. A História descreve a cultura portuguesa como uma miscelânea do contributo destas diferentes civilizações, práticas e crenças, o que a torna única e admirada por muitos.

A riqueza da cultura portuguesa é bem visível nas festividades anuais, onde convivem antigos rituais e tradições, que refletem de modo residual a amálgama de culturas que compôs a identidade portuguesa.

Apesar de as gerações mais novas terem menos contacto com as tradições ancestrais do país, os portugueses mantêm na sua memória e nas práticas dos mais velhos uma profunda devoção religiosa, que não ficou indiferente às Aparições de Fátima, em 1917. Muitas práticas foram passadas de geração em geração, tendo resistido às provas do tempo e mantendo-se fiéis às celebrações originais, centenárias.

As raízes da cultura portuguesa aprofundam-se no seu passado primitivo, que abarca as invasões de povos “bárbaros” e as práticas que trouxeram consigo, de que se tornou herdeira. Além de ter sido um país sucessivamente ocupado por diferentes povos europeus e árabes, Portugal foi, também ele, uma potência colonizadora, o que o levou a conhecer e a importar costumes novos, provenientes dos continentes asiático, africano e americano, onde implantou a sua presença. Por outro lado, as estreitas relações mantidas com nações como a Espanha e a Inglaterra contribuíram igualmente para forjar a sua cultura compósita.

Hoje em dia, essa cultura está viva em numerosas festas religiosas, peregrinações, danças tradicionais, bem como na gastronomia nacional, nos vinhos portugueses, na arte em geral, na música e na literatura. O governo tem tomado iniciativas de proteção do património arqueológico do país, que inclui pinturas rupestres, ruínas romanas, templos e povoações antigas.