diogo-machado-portuguese-illustratorAdd Fuel é o nome artístico de Diogo Machado, ilustrador e artista urbano português, nascido em 1980, em Cascais. O seu trabalho combina personagens fictícias com elementos decorativos e humor; as suas obras murais, inspiradas no “trompe l’oeil”, utilizam o estêncil e o azulejo, privilegiando a simetria.

Recentemente, Diogo Machado foi notícia e andou nas bocas do mundo, devido ao uso original que faz da azulejaria na arte de rua, de modo a realçar a História do país de origem. Criando padrões intrincados no tradicional azul, aplica-os a paredes em cerâmica ou a estêncis, utilizando técnicas de “trompe l’oeil” para criar nos murais uma ilusão de representação a três dimensões. Os padrões dos azulejos parecem emergir da superfície circundante, dando a impressão de terem sido pintados há muito tempo.

O caráter inventivo e inovador da obra de Add Fuel, como a assina, por uma questão de projeção internacional, radica no seu universo imaginário, influenciado inegavelmente pelo “skate”, o “punk”, os videojogos, a banda desenhada e a animação, numa amálgama omnipresente no seu percurso enquanto ilustrador. Na verdade, os azulejos que pinta são habitados por figuras fantásticas, que em nada se identificam com a aparência dos originais do século XVIII, que a sua obra pode fazer lembrar, à distância.

O interesse pela azulejaria portuguesa nasceu em 2008, no Art Space, um festival de arte em Cascais, a propósito do qual recebeu um convite para revestir um edifício e lhe ocorreu desenvolver algo que tivesse a ver consigo e que o representasse enquanto habitante. Depois de investir algum tempo na pesquisa de tradições portuguesas, lembrou-se do azulejo, que acabou por eleger, num trabalho inicialmente bastante espontâneo. A experiência agradou-lhe, pelo que optou por investir na sua evolução, enveredando pela cerâmica. Hoje em dia, a intervenção que diz ter no meio urbano tem como missão “devolver o azulejo à rua”, em moldes renovados.

Trabalhando como “freelancer”, Add Fuel já recebeu pedidos de marcas como a MTV, a Nike e a Red Bull. Em Portugal, é responsável pelo mural de 30 metros de Ponta Delgada, nos Açores, e o “Tem Sempre Encanto”, em Coimbra.